A Rota dos Lagos em Rio dos Cedros


Situada em Rio dos Cedros, a 25 quilômetros do centro por estrada ainda de solo natural, (hoje em processo de asfaltamento) seguimos pela rota dos lagos até a região dos lagos.

Formada nos anos 50, quando foi represado os rios Bonito, Palmeiras e Cedro, para a construção de Usinas hidrelétricas da Celesc (centrais elétricas de Santa Catarina) formando dois grande lagos: a represa do rio bonito, e a represa do Pinhal.

Há 850 metros do nível do mar, trazendo uma paisagem de região serrana, vem se desenvolvendo no turismo, chegando a receber 500 mil visitantes por ano.

A ocupação habitacional é antiga, mas nos últimos anos vem se desenvolvendo bastante para receber esta demanda de visitantes, com a abertura de hotéis, pousadas e casas de aluguel de fim de semana, e ainda, a própria população nativa do local, vem largando as atividades como serraria, lavoura, pecuária e avicultura, para trabalhar com turismo, e mostrar na sua simplicidade a cultura local.

O grande atrativo, fica por conta  dos dois grandes  lagos que se formaram a partir das barragens construídas na década de  50 e inauguradas na década de 60.

Ambos; Rio bonito e Pinhal permitem a navegação de barcos, jet-skis, caiaques, stand-ups, pedalinhos, além da pesca, que também é liberada, trazendo aos nossos turistas experiências incríveis em contato com uma natureza deslumbrante e perfeita para vivenciar com a família e amigos.

Compartilhe esse artigo

Faça seu agendamento