As deliciosas ostras e mariscos da Enseada do Brito
As deliciosas ostras e mariscos da Enseada do Brito
14 de Março/2022 VisualizaçõesA Enseada do Brito, como já disse em outro post, se assemelha muito ao Ribeirão da Ilha, por sua arquitetura portuguesa e pelo cultivo de ostras e mariscos. Se você olhar para o mar, assim que chegar a enseada do Brito, vai ver que são vários os espaços destinados a criação desses moluscos. Ao contrário do que se pensa, o melhor período para o consumo de ostras é no inverno, quando elas atingem seu melhor ponto para degustação. As ostras preferem temperaturas mais baixas, por isso se sentem mais confortáveis no inverno.
Quando estou na Enseada do Brito costumo comprar ostras no criadouro chamado Mário e Marina. Tem uma plaquinha de frente para a rua geral da Enseada. Além de pegar ostras e mariscos frescos, ainda se pode trocar dois dedinhos de prosa com o pai Mário, ou com a filha “Marina”, que atendem no local. Um rancho de pesca atrás da sua casa.
Também se pode comprar esses moluscos ou ainda alguns camarões ou peixes trazidos direto das embarcações locais, na Peixaria do Nino. Fica antes da entrar da Enseada do Brito, a esquerda de quem vem no sentido norte/sul pela BR101.
O Nino sempre está por lá, atendendo com muita presteza os clientes. É só escolher o peixe, que ele limpa no local e você já leva prontinho para preparar em sua casa.
Mas se você chegar na Enseada com fome e quiser comer umas dessas iguarias, passe primeiro no Rancho do Paizinho. Fica numa transversal da rua geral da Enseada, na rua Vereador Raimundo da Silveira, ao lado do Criadouro de ostras e mariscos, Mario e Marina, que acabei de citar.
No Rancho do Paizinho você vai encontrar boa comida e uma cervejinha gelada que poderá degustar de frente para o mar. O visual é realmente maravilhoso!
Esse pequeno restaurante é encantador. Trata-se de um antigo rancho de pesca onde o pai do Miguel (o dono do restaurante) costumava guardar seu barco e os demais artigos de pesca. Por isso o nome “Rancho do Paizinho”.
Você precisa conhecer esse lugarzinho pitoresco, todo decorado com artesanato ilhéu!